segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Maria




Maria, era uma mulher simples, duma pequena aldeia chamada Nazaré. Não era famosa, era jovem como tantas outras, no entanto Deus colocou sobre Ela seu olhar. Foi eleita por Deus para ser mãe do tão esperado Messias (Jesus) Maria fora abençoada e enchida pela graça do senhor. Deus escolheu o seio virginal de Maria como lugar da sua encarnação. o sim de Maria foi o cumprimento da promessa e desejo de Deus de se unir á nossa humanidade.
Maria de Nazaré é como uma pessoa cuja liberdade está completamente disponível á vontade de Deus. Maria viveu a encarnação de um modo único e foi segundo esse modo que viveu a missão que lhe foi confiada, a do ser Mãe de Jesus. Foi o seu modo de cooperar na salvação do mundo, é um exemplo apostólico para cada um de nós. Maria foi o exemplo de Amor, devoção, se Jesus é vida, Maria é mãe da Vida, se Jesus é esperança, Maria é mãe da esperança. Maria assumiu para nós que somos crentes um autêntico modelo de fé, a todos os níveis. Deus convidou Maria ao silêncio é aí que se dá intimidade duma relação de Amor. Muitas vezes sentimos dificuldades em fazer silêncio em encontrar-nos com Deus através da oração. Maria foi a mulher que escutou a palavra e a meditou no silêncio, Maria conservava a palavra e meditava no coração. O evangelista S.Lucas apresenta-nos Maria como aquela que sem compreender, confiava plenamente em Deus. Maria, mãe de Jesus e a nossa mãe é o espelho mais límpido onde se revela o oceano, sem praia e sem fundo da ternura maternal de Deus. Todos nós precisamos como Maria da força do Espírito Santo. Não podemos ser testemunhas dizendo que Jesus é o nosso Senhor se não estivermos cheios do Espírito Santo. Ela intercede por nós junto a Cristo e nos ampara nas horas de aflição. Devemos fazer preces á Nossa Senhora, Ela ajuda-nos a acalmar os nossos corações e alivia nossas dores.
Toda a vez que se sinta abatida, reze entregue seu coração a Nossa Senhora, pois a vida fará mais sentido e Ela nos ajudará. Contemplar Maria na vida da nossa fé e da fé da igreja é um motivo para nossa missão de sermos plenamente humanos, mas não devemos esquecer que é Jesus através da sua pessoa e do dom do Espírito Santo que nos dá a salvação á vida e a graça para a vivermos. Esta função única de Jesus não pode ser atribuída a Maria. Na vida cristã devemos centrar Nossa Senhora em toda a nossa vida, mas não só no mês de Maio, mas sim sempre.
 Maria é um catecismo vivo.
Maria foi de entre todos os humanos aquela que mais se deixou atingir pela acção da graça de Deus a ponto de o Espírito Santo a tornar mãe do salvador ou seja mãe do próprio Deus feito humano.
“Eis a serva do Senhor, faça-se em mim a Tua vontade.”
Quando uma alma se humilha aos pés do Senhor, esta alma atrai sobre si muitas graças. Maria modelo de vida, mas não só mãe que nos guia, nos protege e nos ampara. Ensina-nos a pedagogia maternal, a dizer o Sim a Deus, a fazer a vontade do Pai, assumir a cruz de cada dia. Ela é a mãe que nos segreda ao coração os caminhos da verdadeira Caridade, como ela viveu dum modo simples e singular, ensina-nos também a viver unidos a Jesus Cristo, a oferecermos a nossa vida e o nosso sofrimento para este mundo cruel em que vivemos, tenha mais vida, como Ela própria o fez junto á cruz. Maria foi exemplo de Gratidão, depois de saber que seria mãe do salvador apressou-se a contar a sua prima Isabel. Nossa sociedade de abundância e consumismo perdeu o valor da Gratidão, de sabermos apreciar os dons que recebemos. Vivemos preocupados com o que ainda nos falta. Só um coração humilde como Maria sentiu um agradecimento pelo dom recebido. Maria é grande precisamente por enaltecer a Deus e não a si mesma.
“Porque o todo-poderoso fez em mim maravilhas.”
Outra qualidade que Maria tinha era a Confiança, confiou plenamente no projecto de Deus, do qual Ela nem sabia as consequências. Hoje em dia é difícil confiarmos plenamente em alguém, mas no Senhor devemos confiar sempre pois Ele nos ampara. Devemos acolher e tirar proveito do dom maravilhoso de termos Deus como nosso Pai e Maria como mãe. Jesus quis entregar-nos o maravilhoso tesouro de sua mãe como a melhor das heranças.
João 19,26,27- “Mulher eis o teu filho…Filho eis a tua mãe.”
Aprendamos como Maria: a fé, a sabedoria e a humildade da mãe de Cristo surpreendem sempre, diante das experiencias mais dolorosas Maria demonstrou, ternura, sensibilidade e maturidade. Amor, doação e dedicação são três virtudes sagradas do coração de Maria, que nos servem de lição. Nossa Senhora deixou-nos uma mensagem em especial: rezai o terço todos os dias. Rosário significa coroa de rosas, toda a vez que rezamos o terço é como oferecermos um ramo de roas a Maria, rezando o terço traz-nos também outros benefícios, tais como, purifica-nos a alma, enriquece-nos de graças e méritos, obtemos graças divinas e muitas outras.
Ela é nossa mãe porque com seu amor colaborou para que pudéssemos nascer para a vida da graça. Ela ocupa o papel único na história da Salvação. Por ser mãe de todos nós, protege-nos e alivia nossas dores, Maria nossa mãe

Graça Gomes 14-05-2007


domingo, 30 de janeiro de 2011

Beneficiado pela mensagem



Deus chamou-te porque te ama…
Aqueles que permitem ser evangelizados por ti são um Dom que o Espírito Santo te concede….
Os que se deixam evangelizar por ti são mediação para o Espírito te evangelizar….
Por isso deves deixar-te evangelizar por eles.
A mensagem não é tua….
Acontece no coração dos que Deus te dá pela tua mediação.
De modo idêntico, acontece no teu coração pela mediação dos que Deus te dá…
É na medida em que evangelizares que és evangelizado…
Não é acertado julgares-te te como alguém que tem antecipadamente armazenado algo para dar aos outros e deles, nada tem a receber…
O que ensina aprende ensinando…
O que evangeliza é evangelizado pelo Espírito que o consagra para ser evangelizador…
A mensagem é eficaz, tanto para o que evangeliza como para o que é evangelizado.
O Espírito actua tanto no que evangeliza como nos que estão a ser evangelizados.
A mensagem actua num sentido de reciprocidade relacional…
A primeira atitude do evangelizador deve ser gratidão por ser chamado a evangelizar.
É um Dom especialíssimo de Deus …
Por esta razão é um escolhido e um consagrado pelo Espírito.
É o primeiro beneficiado pela mensagem….



sábado, 29 de janeiro de 2011

Bem-aventurados


Bem-aventurados será o mesmo que dizer felizes.
Jesus nos diz que são felizes os pobres, os que choram, os mansos e humildes, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, possivelmente até se compreender estas afirmações será fácil perceber que fazer a paz dá alegria usar a misericórdia aproxima as pessoas, não ter maldade no coração torna a vida leve e saborosa. Mas dizer que felizes são os pobres, os que choram, os que são carenciados de tantas e tantas coisas não faz muito sentido.
Parece que aquilo que é bom e que Deus quer para nós é no entanto e sempre alcançado com sofrimento. De facto as bem-aventuranças nos deixam perplexos. Mas é precisamente aqui no meio de todas as interrogações que se revela a maravilha e a Boa-Nova de Jesus Cristo.

Um bem-aventurado é precisamente a experiencia de ter valores para crescer de ter para onde ir. Nas caminhadas da vida os valores são importantes não só por si mesmos mas sim porque nos fazem caminhar para os alcançar. Não somos apenas nós que fazemos o caminho mas o caminho também nos faz a nós.
 As bem-aventuranças são um convite e um chamamento á superação de cada um de nós, á denúncia da mesquinhez e da infidelidade.
Ser pobre é renunciar á cobiça e á inveja. É ter espaço dentro de si, ser capaz de aprender, de escutar, ser capaz de receber e perceber que a vida é um dom que agradece e celebra.
Ser humilde é ser verdadeiro nem mais nem menos do que se é. A humildade é a verdade. Diz um ditado que dentro de nós vivem dois cães, um bom e um mau. Os dois brigam, ganha sempre aquele que nós alimentamos.
Ter fome e sede é viver a vida pelo desejo inteiro de crescer e ser pleno. E perceber que se quisermos chegar depressa temos talvez que caminhar sozinhos mas para se chegarmos longe temos necessariamente de caminhar acompanhados.
Ser puro de coração é ser sincero, transparente. É não nos agarrarmos nem ao mal nem ao bem que fizemos. Por vezes ficamos presos ao bem que fizemos aos outros, contemplando nos a nós próprios.
Ser perseguido significa que temos convicções fortes que se afirmam na vida, e das quais não se desiste por coisas menores. É o martírio, não de sangue mas seguramente da paciência e da alegria como testemunhos.
Promover a paz é ler a vida e a história com os olhos de Deus, perceber e viver o Amor. Ser e viver como um bem-aventurado é nunca resumir ao lado do escuro e fechado da vida. É trazermos ao dia a dia a libertação do Evangelho nem que para isso exija esforço. Crescer faz doer. As bem-aventuranças como todo o Evangelho não são uma dificuldade, são segredo e caminho da felicidade.
Deus quer-nos para si e a viver como seus filhos.

Bem-aventurado será aquele que escuta a palavra de Deus e em seguida a pratica.
Bem-aventurado todo aquele que sofre com amor e alegria.



Graça gomes    6 Abril de 2008

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O amigo importuno



O valor da amizade
 
Lucas 11,5-8
Esta parábola evoca a questão da prontidão de estar sempre pronto para ajudar a quem precisa, mas o seu sentido mais profundo é a do poder de oração. A oração deve ser constante, da forma como o amigo importuno será atendido pelo outro que dormia os que crêem em Deus serão atendidos. Em várias parábolas da bíblia nos ensina a fazer bem ao próximo, com isso fazemos bem ao próprio Cristo, esta será a receita para herdarmos a vida eterna.
Deus é o nosso melhor e fiel amigo, Deus é como o vento, que passa, sentimo-lo por toda a parte e não o vemos em lugar nenhum. Tendo nós como amizade Deus á nossa volta tudo é maravilhoso, nunca se esqueçam que Deus não desampara ninguém. Amigo é aquela pessoa com que podemos conversar tudo, é aquele que mesmo sem ouvir lhe vai estender a mão e lhe oferece o ombro nas dificuldades.
Apóstolo Paulo dizia: aquilo que o homem semear isso mesmo colherá.
É sempre na necessidade que conhecemos os amigos, uma das leis da natureza é a tolerância, já que temos uma porção de erros. Aquele que recebe favores, deve recordar-se deles, o que os fez deve esquece-los, é preciso valorizarmos os amigos que nos rodeiam, que nos apoiam, às vezes um pequeno obrigada, é o suficiente. Não devemos enganar o próximo ou seja um amigo, isso não nos faz bem á alma nem ao coração. Quem mente faz com que se perca a confiança, magoamos quem gostamos, amigos hoje em dia são jóias raras, cada vez mais raras. O verdadeiro amigo é como a saúde, só se conhece o seu valor quando se perde. Amigos são também como o vinho quanto mais velhos melhor são, mas como os amigos não são coisas, devemos torná-los importantes em nossas vidas.
Amigos não são aqueles que te fazem rir com mentiras mas sim aqueles que te fazem chorar com verdades. Se tens amigos verdadeiros, estima-os e partilha com eles tuas alegrias, tristezas, derrotas e vitórias.
A amizade é a única mente em dois corpos diferentes, os amigos conseguem entender não apenas as palavras, mas até o silêncio um do outro.
Deus cuida de nós e nos guia através dos nossos amigos, porque se são verdadeiros amigos serão os nossos anjos da guarda. Deus com sua extrema sabedoria percebeu que o homem além da esposa e filhos lhe faltava mais alguém e então resolveu criar alguém muito especial – o Amigo, e nessa pessoa especial Deus resolveu juntar algumas boas qualidades, paciência, compreensão, carinho, amor. Amigos são enviados por Deus para que não nos sentirmos sozinhos aqui na terra. As amizades são feitas aos pedacinhos, às vezes perdemos tempo com os nossos amigos, tempo que devemos vive-lo gratuitamente, pois um minuto de convivência pode ser maior que um dia inteiro.  
Aprendamos a amar as pessoas sem que possamos julgá-las pelas aparências ou modo de ser. O nosso pessimismo em nada ajuda os nossos jovens a caminhar e a crescer sadiamente, mostremos aos nossos jovens que a amizade consiste no optimismo e confiança em Deus.
Deus é nosso amigo de todas as horas, boas e más. Todo aquele que revelar os segredos dos amigos perde o crédito e não encontrará amigos segundo deu coração.
Amai os vossos inimigos, sê-lhes leal, tal como Deus é connosco. Uma ferida pode ser curada e uma injúria ser reparada, mas aquele que revelou segredos perdeu toda a esperança, não nos devemos envergonhar de termos um certo amigo ou até de o defendermos, nem de nos escondermos de sua presença.
A abelha é pequena comparada com outras aves, mas o seu produto é o primeiro em doçura.
Não devemos abandonar um velho amigo, porque se arranjarmos outro não será como ele, como os amigos que devemos ser uns dos outros, independentemente de sermos amigos verdadeiros, não temos o direito de magoar ninguém, mas sim de dar a mão quando precisam de se levantar, como nos ensina Cristo na parábola do Samaritano.
O verdadeiro amigo é aquele que aparece quando todos já se foram embora. Se a gente for sinceros para nós mesmos, vamos nos sentir satisfeitos e confiantes, por isso não temos razão para ter medo de alguém ou de alguma coisa, pois quem tem amor no coração consegue ver que os outros são filhos d o mesmo Pai que eu por isso cada vez que pensarmos em dizer ou fazer algo de menos bom, possamos parar e reflectir que estamos a magoar nosso Pai também porque o nosso Pai é amor, amor verdadeiro e sincero, ele nunca desilude seus filhos.
 
Meditai: Ter um amigo é como olhar para o Céu e ver sempre uma estrela brilhando só para nós.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

É preciso despertar do sono


Romanos, 13,11-14
Naquele tempo, o apóstolo Paulo alertava sua comunidade: sabeis em que tempo vivemos?
É esta mesma palavra de Paulo, que hoje nos alerta para os tempos de hoje, sabeis em que tempo vivemos? O tempo de advento, é também tempo de mudança, tempo de preparação. Tempo de esperança, a noite é passada, chega para nós, nova vida, novas alegrias, novas esperanças.
É preciso despertar do sono, da preguiça, do comodismo, do egoísmo, pondo-nos ao serviço do Senhor, pois a nossa salvação está agora mais próximo de nós, do que quando começamos a acreditar, já não vivemos na ignorância, conhecemos os planos do senhor.
Vamos acordar, para a realidade que está a nossa volta, faltam cristãos com corações atentos e com vontade de serem discípulos acolhedores, seguidores da Palavra e missionários da Esperança.
É tempo de deixarmos de olhar apenas para os nossos interesses mesquinhos, abandonarmos as obras das trevas e revestir-nos das armas da Luz. Nada de discórdias e invejas que corroem o nosso interior e nos levam ao fracasso e incompreensões com os nossos semelhantes.
É urgente Amar, para compreender, perdoar, dialogar, partilhar e solidarizar, são poucas as pessoas empenhadas na construção de uma sociedade mais humana e fraterna, é preciso o esforço de todos.Sabemos que os tempos difíceis, inibiram iniciativas positivas e são escassas as acções como as do bom samaritano e as do filho pródigo, assim como outras acções que favoreçam um mundo mais justo e fraterno.
Vivemos num mundo de incertezas e de muitas tribulações, certamente serão muitas as batalhas que teremos de enfrentar no decorrer das nossas vidas, mas é preciso usar todas as forças e sobretudo, é preciso, revestirmo-nos das armas do Cristão, para nos afastarmos das trevas e ultrapassarmos as dificuldades e os medos que se nos apresentam e nos pressionam
O apóstolo Paulo, na carta aos Efésios, 6,11-20 diz-nos: Tornai-vos fortes no Senhor, Revesti-vos da armadura de Deus, para terdes a capacidade de vos manterdes de pé contra as obras do maligno.Mantendo-vos firmes, cingi os rins com a verdade, vestindo a corça da justiça e calçando os pés com a prontidão, para anunciar o Evangelho da paz, tomai o escudo da fé, para vos defenderes dos ataques do inimigo. Ser perseverante na oração, na escuta da Palavra, na obediência e humildade, ter Espírito de fortaleza, sabedoria, entendimento e temor a Deus. Estas são as armaduras do Cristão.
Orai a todo o tempo, vigiai com toda a perseverança, porque o dia está próximo. Não deixemos que a preguiça tome conta de nós, estejamos atentos, sejamos solidários uns com os outros. É a oportunidade de experimentarmos novos rumos para nós e para os que vivem a mesma esperança, vivem na Luz, caminhamos na Luz e nunca perdemos a esperança porque o dia do Senhor está próximo, não avisa quando chega, vem de surpresa, temos que ser nos a testemunhar esta luz e este caminho pois muitos ainda não o conhecem e como cristãos que somos é nossos dever e como prova do nosso amor, não podemos ser preguiçosos ao ponto de esconder o que sentimos e as maravilhas que este Senhor faz em cada um de nós porque somos todos seu filhos, vamos acabar com a preguiça de sermos testemunhos activos.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Graça e o Amor de Deus(testemunho)



Em certa altura da minha vida, achei que me faltava algo mas não sabia o quê.
Era feliz no casamento, tinha um bom ambiente familiar, profissionalmente estava bem, uns filhos maravilhosos, mas faltava-me algo. As pessoas que me conheciam, mas mais o meu marido achava que eu era um pouco rebelde, enervava-me com tudo, afligia-me com certos acontecimentos, tinha um temperamento instável. Ao longo da minha vida, tive alguns acontecimentos que talvez fossem sinais de Deus, mas naquela altura era difícil de perceber ou não queria perceber. Sempre que podia ia até Deus nas minhas orações, rezava quando tinha necessidade. Até que certo dia a minha avó me convidou a ir até á nossa capela pois ia haver uma Adoração ao Santíssimo organizada pelo Renovamento Carismático Católico da minha paróquia e eu fui. Só sei dizer que não tive palavras, a minha emoção a determinada altura foi tão grande que não conseguia falar, meu coração estava cheio de amor e eu sentia uma paz tão grande que não sei descrever, senti que algo tinha me tocado e mudado em mim. Cheguei a casa e o meu marido notou que eu estava muito emocionada e eu apenas lhe disse de hoje em diante vou começar a frequentar um grupo de oração que há todas as semanas na paróquia. Hoje digo o que me faltava era abrir meu coração para Deus pois naquela noite aconteceu, deixei que Deus agisse em mim e me tocasse, pois temos que ser nós a abrir o coração para ele entrar. O meu marido e as pessoas mais próximas passado algum tempo disseram-me que eu já não era a mesma, eu mesma notei uma mudança e claro todos os dias até morrer estamos sempre a aprender e a mudar.
Hoje a minha vida faz mais sentido ou seja tem mais sentido, vejo a realidade de outra maneira, sou mais paciente, mais calma, mais optimista e acima de tudo amo mais a Deus.
Deus é o meu amor predilecto, com o amor de Deus em mim consigo, perdoar, amar, tolerar o próximo, consigo resolver meus problemas porque agora é Deus que mos resolve e me ilumina, é Ele que me fala no silêncio e me diz como agir. Deus me transmite paz, esperança. Eu acho que Ele sempre habitou no meu coração mas agora tenho a certeza que sem Ele nada sou. Sinto-me uma pessoa renovada. Agradeço a Deus pela minha mudança e espero que o meu testemunho venha ajudar outras pessoas, a se libertarem e a deixarem Deus agir nelas.
Deus tudo faz com um porquê, Deus age na hora que Ele acha que deve agir e não quando nós queremos. Quando Deus vos bater á porta, deixai-O entrar, Ele é bondoso, faz maravilhas.
Sede carinhosa, mostrai que a vida tem sentido quando temos Deus a guiar-nos.Deixai que Deus nos guie e nos ilumine nas trevas. Quando pensamos que estamos perdidos ou que a vida já não faz sentido, devemos parar e ouvir o nosso coração porque se fizermos silêncio vamos obter as respostas, Deus nos comunica através do coração. O coração é a voz de Deus. Ele tem sempre as respostas para os nossos problemas, mas devemos -nos lembrar, muitas vezes o tempo de Deus não é o mesmo tempo que o nosso. Deus é o caminho da salvação por isso procurai segui-lo, nem que sejamos tentados pois Ele não nos disse que seria fácil.
Deus vive em nós, tal como um órgão do nosso organismo, por isso cuidai bem Dele não vivemos sem coração e como ele faz morada no nosso coração também não podemos viver sem ele. Quando estamos doentes procuramos um médico, quando estamos aflitos sem soluções para nossos problemas porque não procurar Deus!
Deus é a verdade, é amor, amor sem verdade é traição. Agora que Deus está comigo, na minha vida, no meu pensamento, tento sempre agrada-lo como retribuição do amor que Ele tem por mim e sei que com Ele nada me falta e nada temerei. Sou uma pessoa feliz e agradeço a Deus, Ele é amigo fiel e os amigos fieis são jóias raras e por isso devemos estima-las e recordá-las sempre. Agora consigo enfrentar os meus problemas, por tal como Ele carregou a Cruz para nos salvar também cada um de nós tem a sua e a minha é um bocadito pesada, mas eu sei que com Ele a meu lado eu não vou cair nem vou querer cortar a cruz para ser mais leve. Quando a cruz pesa só elevo meus olhos para o céu e sei que Ele está lá ajudar-me e que algo de bom Ele tem para mim. Por vezes achamos que Deus tarda em nos ajudar mas a verdade é que se tivermos um coração humilde, generoso e tentarmos seguir seus mandamentos, ele não tardará com sua ajuda, quantas vezes as ajudas estão á nossa frente e nós não queremos ver.
Deixemos nosso orgulho de lado, pois á sempre alguém com uma cruz mais pesada que a nossa e lá vai caminhando sempre com um sorriso, com um ombro sempre disponível para ajudar o próximo e nós não vemos isso, achamo-nos uns coitadinhos, mas é nestas pessoas que Deus demonstra o quanto Ele nos ama porque Eles têm tudo.
Este testemunho, foi escrito em 23-5-2007 e como desde o dia que Deus me bateu á porta e eu lha abri, senti uma necessidade de escrever tudo o que eu sentia, e há uma vontade em mim em partilhar todo o amor que sinto por Ele, e sinto que é nossa missão sermos testemunhos.
Um abraço em Cristo para todos os que lerem este meu testemunho.

Graça Gomes
 

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Fé do cristão


Nós os cristãos às vezes questiona-mos muito a fé do próximo. Pois muitas vezes ouvimos dizer aquele é homem de fé, aquele outro parece não ter fé, porque não frequenta a igreja., pois a fé é do tamanho dos actos e atitudes de cada um de nós. Quem tem realmente fé ou seja uma fé madura dá sempre um passo á frente sem depender daquilo que vê ou sente. São as nossas atitudes que medem o tamanho da confiança que temos em Deus, quem confia e tem uma fé madura perdoa, ama, reza e suporta as dificuldades com paciência, mantendo a calma.
A fé é de certa forma a maneira de acreditarmos que nós não somos nada e que tudo que nos acontece, não acontece por acaso. Quando nos acontece algo de menos bom temos a tendência a desanimar e achar que Deus nos abandonou, mas na verdade quem nos abandonou não foi Deus mas sim nós que O abandona-mos. Eu vejo que cada dificuldade que se atravessa nas nossas vidas são degraus que Deus escolheu para podermos subir á montanha (Cristo assim o fez até morrer.) e é ai na montanha que Deus espera por nós, pacientemente sempre confiante que no fundo dos nossos corações houve sempre a esperança de uma vida de fé.
Temos por hábito censurar os erros, mas devíamos recordar os erros e os momentos menos bons, como algo de bom para a nossa salvação, eu própria agradeço a Deus pelos momentos em que a minha cruz pesa, é sinal de que eu tenho Deus sempre a meu lado e que com esse peso na cruz eu vou fortalecendo o meu amor por Deus.
Tudo é possível aquele que crê. Devemos ter perante Deus um coração de criança, perante o nosso próximo um coração de irmão, para nos mesmos devemos ter um coração de juiz. A força de Deus só nos é concedida se aceitarmos reconhecera nossa fraqueza.
Li num livro aonde o padre Leo dizia: buscai as coisas do alto para podermos buscar o Dom da fé.
Todo aquele que quer agradar a Deus deve ser aquele que na sua alma ainda tem esperança da misericórdia de Deus. A nossa fé terá que se manifestar na humildade, na esperança e também na caridade. A humildade é o suporte da fé.
É muitas vezes na lentidão dos acontecimentos que se prova a fé e a esperança. Quem anda com humildade não se aflige ao ver a meta ir longe, nem lhe interessa a que distância está, o que lhe importa é estar no caminho, caminho que há esperança e que Deus está á nossa espera. 
A pobreza é o miolo da fé e do amor que vivemos todos os dias, quantas vezes vimos famílias sem nada mas na verdade são felizes e cheios de amor e sempre confiantes no Senhor. Senhor esse que lhes providência sempre na altura exacta. Pois toda a pessoa que não confia em si mesma, anda para trás, mas muitas vezes o ser humano, não se apercebe que o que lhe falta não é o conhecimento da verdade, mas sim a força para vivê-la. Muitas vezes achamos que Deus não fala, pois muitas vezes o silêncio de Deus ou a sua ausência, não são sinais de abandono, é no silêncio que às vezes se vive a fé. A nossa fé é fundada na fidelidade de Deus.
Quando abrimos o coração a Deus, mas é todo, não é só um bocadinho, Ele será a partir desse momento o motivo para toda a alegria, a resposta para todos os problemas.
Vivendo com Deus, vivemos em alegria, alegria que devemos partilhar sem medos com o nosso próximo, pois é dando que se recebe como nos diz a oração de São Francisco de Assis, é perdoando que se é perdoado. Deus ajuda-nos sempre, até mesmo quando não lhe pedimos, pois muitas vezes o ser humano não se apercebe ou ignora reconhecer que aquela ajuda que nos vem, quando menos esperamos é Dele, tentamos sempre achar que foi por mérito pessoal, mas não é bem assim.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TU ÉS ESPECIAL"·



Tu podes ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes,
mas não te esqueças de que tua vida é a maior empresa do mundo.
Só tu podes evitar que ela vá à falência
Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por ti.
É importante que sempre te lembres de que, ser feliz, não é ter um céu sem
tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas,
relacionamentos sem decepções
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no
palco do medo, amor nos desencontros.   
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas reflectir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria
história.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de ti mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos,
mesmo que eles nos magoem.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre
e simples que mora dentro de ti

É ter maturidade para falar: "eu errei".
É ter ousadia para dizer: "me perdoe".
É ter sensibilidade para confessar:
"eu preciso de ti".·

Ser feliz é ter a capacidade de dizer: "eu te amo".
Desejo que a vida seja um canteiro de oportunidades para ti...
Que nas tuas primaveras sejas amante da alegria.
Que nos teus invernos sejas amigo da sabedoria.
E quando tu errares o caminho, recomeces
tudo de novo. Pois, assim, tu serás
cada vez mais apaixonada(o) pela vida.
E descobrirás que ser feliz não é ter uma vida perfeita,
mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Aproveitar as perdas para refinar a paciência,
as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer, e os obstáculos
para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desistas de ti mesma(o).
Jamais desistas das pessoas que tu amas.
Jamais desistas de ser feliz, pois a vida é um espectáculo imperdível.·
Porque tu... tu és muito especial

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Porque pecais?


Pecar é um conjunto de atitudes feitas muitas vezes sem pensar. Pensai primeiro antes de dizer seja o que for ao nosso próximo, pensai se gostavam de ouvir o que vão dizer.
Depois de pecar vem o sentimento de culpa. Pois é tarde de mais. Quanto de nós já fizemos coisas que talvez se tivesse-mos pensado primeiro não o teríamos feito.
O sentimento de culpa por vezes é muito mais duro do que darmos uma bofetada, porque permanece em nós e nos acompanha. Mas bonito será arrependermo-nos isso é um Dom que nem todos temos, pois pedir perdão ou até desculpas é difícil para o ser humano. Deus é força que nós precisamos para buscar esse Dom de pedir desculpa. É maravilhoso o sentimento que temos quando pedimos perdão a Deus sentimos amor, amor que Ele tem por nós. Pois seria tão bom pedirmos perdão uns aos outros. No dia em que escrevi isto senti que Deus me perdoa e me ama e que pede a cada um de nós que perdoemos quem nos ofende. Fomos criados por Deus para vivermos num mundo e sermos felizes, mas nem isso o ser humano consegue fazer, como somos fracos. Mas como já referi arrependei-vos e pedi perdão.
“Pai perdoa-lhes que não sabem o que fazem.” Jesus pediu para que fossemos perdoados, por isso pedi por aqueles que não O conhecem e mesmo por quem O conhece mas que lhes é difícil perdoar.
Muitas vezes pensamos que perdoar é perder, mas não é, perdoar é ganhar, porque nos liberta dos nossos ódios e ressentimentos. Jesus amou, perdoou, aos seus inimigos. Perdoar é ressuscitar em nós a nova vida trazida por Jesus.
A oração que o Senhor nos ensinou diz: perdoa-nos como nós perdoamos. Quereis ser felizes para sempre? Perdoai
O que mais difícil há no mundo é de apreciarmos o bem que os nossos inimigos nos fazem, às vezes o que dizem de nós é também sinónimo de que talvez precisamos de melhorar algo em nós.
Perdoar sinceramente e de Boa-fé é a mais provação de caridade, eu digo de boa-fé porque por vezes dizemos que perdoamos mas ainda lá fica alguma mágoa ou mais tarde ainda falamos no que nos fizeram. O sorriso foi uma das mais belas dádivas que Deus fez na terra (dizia Pio12). O silêncio é por vezes um acto de energia, o sorriso também. Juntarmos as mãos é bom, abri-las ainda é melhor. Se fizermos mal a uma pessoa de que não gostamos começamos a detestá-la cada vez mais, se lhe fizermos um favor começamos a ama-la.
O perdão é a mais divina vitória. A violência invade o mundo quando a maldade cresce no coração do homem. Seria tão bonito perdoar a todos aqueles que nós sabemos que às vezes nos invejam ou dizem algo de menos agradável, pois Jesus foi tão caluniado e nada fez a não ser pedir e morrer por eles que melhor exemplo poderemos nós segui.
Todos sabemos que erramos, mas importante é sabermos e assumirmos que erramos e devemos pedir perdão. É difícil ajoelhar, mas eu acho que mais difícil será vivermos sem o perdão de Deus. A falta de perdão é como uma planta amarga que cresce gradualmente até possuir por inteiro o coração. Deixemos o nosso orgulho de lado e comêssemos por dar um sorriso ao nosso inimigo, pois quando isso acontecer vai ver que tudo é possível. Pois basta a vontade depois vem a concretização de pedir perdão. Errar é humano, somos fracos, mas com a ajuda de Deus tudo é possível. A misericórdia de Deus é infinita e a sua fome de perdoar o povo é insaciável, por isso basta que nos arrependamos, peçamos perdão e evitemos o pecado.
    


Oração
Senhor Jesus, ensina-nos a sermos generosos, a servir-te como tu mereces.
Ajuda-nos a pedir-te perdão, Senhor nós pomos a nossa esperança em ti.
Tende piedade de nós Senhor.
Protege-nos, livra-nos do poder dos nossos inimigos. Vós sois o nosso Deus. Amai o Senhor.
Amém.

Porque devemos evangelizar?



 Porque é essencial, porque somos discípulos de jesus e temos essa missão, foi Deus quem nos disse para assim o fazermos. (S.Marcos-16,15)
Jesus diz: “não basta dizer Senhor, Senhor para entrar no reino de Deus” e esta é uma manifestação clara da vontade de jesus, vontade de Deus no evangelho, isto chama-se missão, Deus nos deu esta missão para sermos potencialmente evangelizadores, com nossas vidas e com sua palavra anunciamos a Boa Nova.
Num encontro aonde fui um padre dizia que evangelizar é fazermos o evangelho acontecer. É viver o evangelho. Vivendo o evangelho estamos a fazer Jesus viver em nós. Esta é a nossa missão. A nossa missão é sermos discípulos e discípulos de Jesus, mas é preciso experimentarmos Jesus para podermos evangelizar e anunciar a boa nova, se não tivermos Deus dentro de nós é difícil evangelizar. Sermos anunciadores da Boa nova é dizermos que o pai nos ama, que o Pai enviou o seu Filho, que Jesus morreu pelos nossos pecados, ressuscitou e está vivo, que é capaz de mudar nossa vida, porque ele transformou a minha. Se não fizermos isto não estamos fazendo a vontade de Jesus, não nos devemos intitular como cristãos. Porque Cristão é testemunho.
Este é um motivo porque devemos evangelizar, ninguém está dispensado de evangelizar, até aqueles que sofrem numa cama, pode e devem evangelizar, com suas vidas, o seu olhar, com sua morte, com sua passagem na fé de Deus é evangelizar. Cada um de nós foi chamado a evangelizar. Foi Jesus que disse:” Ide e não disse Ide por dizer, mas disse porque Ele conhece cada um de nós, sabe do barro que somos feitos, sabe dos temores humanos, mas Ele também nos disse:” Olhem eu estarei convosco, não tenhais medo, não tenham vergonha, na vossa fraqueza o meu Espírito Santo manifestará a fortaleza” “Eu estarei convosco”.
Reparem irmãos não temos motivos para não evangelizarmos. Como esta na Palavra do Senhor, em Actos dos Apóstolos (cap2) fala-nos em Pentecostes. Ali Pedro começou a pregar, aquela foi a 1ªevangelização pública após a morte e ressurreição do Senhor.
Como o Espírito Santo levou Pedro a evangelizar também Ele nos levará a nós a evangelizar, este é outro motivo para que nós evangelizemos, porque o Espírito Santo está em nós e Ele nos impulsiona a falar de Jesus.
Também a igreja o lugar aonde floresce o Espírito Santo como dizia o Papa João II nos envia a evangelizar. Um famoso teólogo disse que Deus não precisou de nós para criar o mundo, mas não dispensa de nós para o salvar. Imaginemos que a salvação de muitas pessoas depende de mim, de vocês, temos que ser nós os discípulos de Jesus a levar a Boa Nova que Deus nos ama, que Deus salva, Deus quis que passa-se por mim, por vocês a dever de evangelizar.
Evangelizar é uma coisa essencial e não opcional. Não podemos ficar indiferentes ao pedido que Deus nos fez ao dizer – nos: “Ide anunciai a Boa Nova.”
Deus utilizará de todos os meios para salvar os homens mas a nossa salvação poderá estar comprometida se não nos empenharmos em sermos instrumentos de salvação dos homens.
Evangelizar é servir de alimento espiritual para as pessoas á nossa volta. Dar a vida por alguém foi o mínimo que Cristo fez por nós, Ele nos abriu e mostrou o caminho único e verdadeiro da única religião que existe, a cristã. Como cristãos que somos e no mínimo de gratidão para com este Deus que nos mostrou o caminho a seguir, devemos evangelizar, devemos dar as nossas vidas como testemunho, para que outras pessoas, possam conhecê-lo e assim seremos verdadeiros discípulos.
Evangelizar é fazer o bem, é viver a verdade, às vezes com nossas atitudes evangelizamos. Quem leva a Palavra do Senhor ao próximo, torna-se uma pessoa mais alegre, pois sua missão na vida tem sentido por basear-se no fundamento de Deus.
Pedro, Paulo, São Francisco de Assis, João Bosco e inúmeros outros viveram um autêntico, sofrido discipulado, mas existe uma grande diferença entre seguir na multidão e ser discípulo. Todos nós fomos chamados a ser discípulos, mas hoje, na realidade na cultura que vivemos somos apedrejados, por não concordarmos com certas e determinadas Leis, tais como o Aborto, a eutanásia e muitas outras mas em meio desta realidade o Senhor nos chama, nos unge e nos envia a anunciarmos a Boa nova. Nossa missão não é mais fácil, nem mais difícil que a dos irmãos que precederam. Temos o chamado e a promessa. Sem medo devemos ser discípulos deste tempo, afinal Deus está sempre connosco, como filhos de Deus que somos, não nos esqueçamos que Deus deu a vida por nós, para nossa salvação ele morreu na cruz.
Compete-nos a nós sermos testemunhos deste Deus que deu tudo por nós, por este Deus que nunca nos abandona. Não se esqueçam da nossa missão: sermos verdadeiros discípulos, faça viver o evangelho com nossas vidas.


Oração

Senhor, Jesus te peço que nos fortaleças, unge-nos para que possamos ser verdadeiros discípulos. Com teu Amor, nos nossos corações, não teremos medo, de anunciar a Boa nova, Espírito Santo enche-nos dos teus Dons para cumprirmos a nossa missão. Amém.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Eu sou guerreio.

Não podemos desanimar diante dos problemas e das provações que temos passado, pois sabemos que a nossa força vem do Senhor e por isso precisamos dizer: Mesmo enfermo “Eu sou Guerreio.
Nossa filosofia de vida deve ser apenas a seguinte:

*FAZER CADA DIA VALER A PENA*

Afinal, a vida é para se viver!
E para nós cristãos:

É muito curta para dizer desisto
É muito curta para ficar triste
É muito curta para ficar se lamentando
É muito curta para conseguir odiar alguém
E principalmente muito curta para mostrar as pessoas que amamos. Que as amamos!