segunda-feira, 28 de março de 2011

João 5 -1,8


Pegando no evangelho S.João vers-5 capitulo 1-8Na parábola da videira e dos ramos, podemos comparar e perceber a verdadeira mensagem que Cristo nos deixa. Mas hoje vou falar de uma árvore. Espero que compreendam o verdadeiro sentido desta mensagem que o espírito santo me encarregou de transmitir.Então é assim:Uma árvore é plantada na terra terra esta que representa Deus.
Quando a arvore começa a crescer a primeira coisa que fortalece é o tronco tronco este que representa a nossa nascença, o nosso baptismo como cristãos, é o pilar da nossa fé.Depois temos os ramos-ramos estes, diferentes em esrtutura, cada ramo representa todos nós, ser humanos.Em primeiro temos os ramos fortes que são aqueles que têm a certeza da sua fé e vivem para Cristo. Vivem para Cristo porque através das suas próprias vidas dão o exemplo que vivendo com Cristo nada lhes falta e assim produzem o bom fruto para no final Cristo colher. Apesar de que Cristo tanto colhe o bom e o mal.Depois temos os ramos fracos que são aqueles que muitas vezes hesitam em seguir Cristo e precisam de ajuda e apoio dos ramos fortes para não partirem. Agora vou dar o meu próprio exemplo como ramo fraco que sou, numa determinada altura da minha vida senti que poderia ir por caminhos menos correctos, apesar de achar que conseguia me fortalecer sozinha. Só agora que me apaixonei por Cristo e Ele vive no meu coração percebo que foi Ele que naquela altura enviou alguém ou seja um ramo forte para eu me poder apoiar e assim crescer mais fortalecida. Assim hoje sei que necessitamos sempre de alguém para nos salvarmos. Mas primeiro é preciso nos aproximarmos de Jesus para então reconhecermos que nos ramos fracos precisamos sempre dos ramos fortes.Como já disse também há ramos que podem partir. E porque partem?
Estes ramos partem porque os galhos á sua volta vão-se tornando pesados. Galhos estes que na nossa vida representam. Os pecados, os maus acontecimentos, os amigos falsos, e muitas outras coisas. Como todos sabemos estes acontecimentos que são os galhos, vão-nos enfraquecendo até que certa altura chega mesmo a partir. Mas para isto não acontecer é importante acreditarmos que a força que vem da terra (terra que representa Deus) e que através do tronco (que representa o nosso baptismo) vai fortalecer os ramos partidos para assim sobreviverem a todas as fraquezas. Mas como sabemos as arvores também são atacadas pelo bicho.
Bicho que sabemos quem aqui é representado (incardido, barba azul).
O bicho vai se manifestando em todos os ramos, por vezes o bicho é tão maligno que faz com que certos ramos apodreçam e às vezes secam mesmo. Para isto não acontecer temos que curar a árvore. Cura esta que é as nossas orações, as nossas atitudes. Mas para que o bicho não cresça é preciso que desde a nascença, o nosso baptismo cresçamos fortalecidos na força que a terra (deus) nos vai dando ao longo do nosso crescimento. Para isto acontecer temos que acreditar vivamente no poder e na força que Deus vai dando a cada um de nós. Pois só assim na época certa podemos colher o bom fruto.
Fruto este que representa a esperança, a salvação de cada ramo, que somos todos nós. É importantes nós cristão tentarmos produzir o bom fruto. Para que Deus se alegre com cada um de nós e nos felicite á nossa chegada para a vida eterna é assim que devemos (ou pelo menos tentar) orientar as nossas vidas. Pois temos que aceitar que precisamos uns dos outros e que ninguém é mais do que ninguém, só temos que reconhecer que há pessoas mais fortes do que outras. Não devemos ter vergonha de pedir ajuda quando nos sentimos enfraquecidos, e devemos aceitar sempre a maneira diferente que cada pessoa é e agradecer a Deus por isso mesmo. Pois a arvore quando precisa de fortalecer, seus ramos e suas folhas assim o demonstram para que alguém vá e a regue.
Espero que com este ensinamento possamos repensar que tipo de ramos somos nós. 

Oração
Jesus Cristo, nosso Pai, nosso pilar,Ajuda-nos a fortalecer, a nossa fé,
A crescer cada vez mais, ilumina-nos nas nossas vidas, para que no final, possamos encontrar o caminho verdadeiro para a salvação da vida eterna. Ámen


 

Sem comentários:

Enviar um comentário