segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A importância do Testemunho

O povo de Deus ou seja os Cristãos devem ser os primeiros a dar testemunho do Salvador, daquele que nos criou e deu a sua própria vida para salvar nos.
Jesus é o grande testemunho do Pai. Em Acto dos Apóstolos 7 podemos ler o testemunho de Estêvão, foi ele o primeiro a testemunhar, neste discurso as palavras de Estêvão tornaram se uma censura contra Israel pelo facto deste povo resistir ao Espírito Santo, contra o templo e os ídolos.
Para ilustrar a importância do testemunho cristão, o Senhor utilizou dois elementos comuns: o sal e a luz (MT 5,13-15).  Fazer a leitura 
Com esta ilustração, Jesus ensina-nos que deve haver uma oposição entre o nosso viver e o viver deste mundo. A realidade é que o Reino de Deus e o mundo são distintos, é como a luz e as trevas, porem estão relacionadas uma á outra.
O Cristão como sal da terra. Enquanto o mundo é caracterizado pela corrupção e pela degeneração de costumes e bons hábitos, o sal é o elemento que simboliza a preservação. O Sal é valorizado por dois atributos principais: gosto e conservação, por isso Jesus utilizou se do mesmo para mostrar o papel dos seus discípulos.
O cristão aonde quer que se encontre precisa ser instrumento da resistência do Espírito Santo contra a corrupção, contra a degeneração deste mundo. O crente como sal, cria sede espiritual nos outros e como luz conduz noutras pessoas Aquele que é a fonte da salvação.
O sal é invisível enquanto em acção, mas sua acção é claramente sentida.
O cristão como luz do mundo, diferente do sal não é visto em acção, a luz só tem valor quando é percebida. Quando Jesus diz que somos luz do mundo, está afirmar que a luz opõe-se ao mundo que está em trevas. Ser luz do mundo significa praticar as boas obras (Jo 3, 20-21).
 
 
 
Algumas características da luz:
A luz brilha para todos, assim deve ser o crente no desempenho da sua missão de luz no mundo, espargindo a luz do Evangelho de Cristo por todos os povos, raças, culturas independente a idade, cor, religião profissão ou posição.
A luz precisa ser alimentada, nos tempos de Jesus as casas eram iluminadas pelas lamparinas de azeite e nós hoje precisamos alimentar esta luz com o óleo do Espírito santo para difundirmos a luz de Cristo e a luz do Evangelho.
A luz não se mistura, ou seja mesmo que ilumine uma lixeira ela não se contamina. Assim deve ser o crente, viver neste mundo a difundir a luz de Cristo mas sem se contaminar com o pecado e as obras infrutuosas das trevas.
Como disse o apóstolo Paulo: “portai-vos de modo a que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem á igreja de Deus.”
Demonstrar á sociedade que somos novas criaturas. Não há nenhum erro em mostrar as mudanças em nós por intermédio do Espírito Santo, desde que o objectivo não seja a auto glorificação. Devemos testemunhar que deixamos penetrar Jesus em nossas vidas. Que vimos Jesus não com olhos de carne, mas com olhos da Fé e que vimos nossas vidas serem mudadas e que sentimos a necessidade de testemunhar á nossa volta, seja em família, no trabalho e de nos unirmos á igreja de nos reunirmos á comunidade e assim juntos testemunharmos que Jesus está vivo e que mudou nossas vidas e que também pode mudar a de quem nos escuta. Pois sendo assim nossas vidas são testemunhos vivos do poder de Deus. Se demonstrarmos um bom testemunho diário estamos propagando com eficácia o poder do Evangelho que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
É dever de todo o cristão ter uma vida íntegra, independente do modo e dos padrões da sociedade, o Senhor nos disse por intermédio do profeta Malaquias:
(ML3,18) “Então vereis de novo a diferença entre o justo e o ímpio, entre quem serve a Deus e quem o não serve.”
 
 Jesus apela hoje para sermos testemunhos verdadeiros de coração puro e pede-nos para não temermos apesar de tantas tentações e provações que este mundo terreno nos dá.
Quem leva a palavra de Deus ao semelhante torna-se pessoa de imensa alegria, pois sua missão na vida tem sentido por basear-se no fundamento do dom da existência e sua finalidade.
A igreja lembra-nos do valor das pessoas que deixam tudo para ir até aos mais carenciados e ali prestam serviços de evangelização. Temos como dever semear a s sementes do amor de Deus nos corações necessitados. Todos somos responsáveis pelo anúncio da Boa nova. Esta Boa nova faz com que o ser humano se supere e que abra-se á solidariedade para com os outros.
Uma das características do Cristão é ou devíamos ser testemunhos vivos da grandeza do amor que Deus tem por cada um de nós e que através de nossas vidas pudéssemos ser exemplo de que Ele é a Salvação do mundo, pois só assim nos poderemos intitular como Cristãos.
Quantas vezes nós temos vergonha de testemunhar Jesus Cristo?
Quantas vezes escondemos nossa cruz?
Quantas vezes temos vergonha de trazer a Bíblia na mão?
 
O santo Papa disse uma coisa interessante num dos seus discursos que nos faz reflectir: “ Mas a nossa salvação poderá estar comprometida se nós não nos empenharmos em sermos instrumentos da salvação do mundo “.
Para terminar relembro alguns mas no meu ver os mais importantes objectivos do Cristão ao testemunhar Cristo pois devem ser:
Glorificar a Deus.
 Demonstrar á sociedade que somos novas criaturas por intermédio do Espírito Santo .
Que nossas vidas foram transformadas.
 Devemos evangelizar com nosso testemunho pessoal, somos testemunho vivo do poder de Deus.
 
Eis algumas recomendações para quem Testemunha citadas no:
PONTIFÍCIO CONSELHO PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
O TESTEMUNHO CRISTÃO EM UM MUNDO MULTI-RELIGIOSO:
1º Agir no amor de Deus 
2º Imitar a Jesus Cristo 
3º Virtudes Cristãs 
4º Actos de serviço e justiça 
5º Discernimento na ministração da cura 
6º Rejeição da violência 
7º Liberdade de religião e da crença 
8º Respeito e solidariedade mutua 
9º Respeito por todas as pessoas 
10º Renunciar os falsos testemunhos 
11º Assegurar o discernimento pessoal 
12º Construir relacionamentos inter-religiosos 
 
Oração  
Meu Deus, Meu Senhor
Que Teu povo saiba ser sal e luz neste mundo de hoje.
Que saibamos sempre ser testemunhos vivos.
Que sejamos espelho do Amor e da Verdade de Cristo
Que em nossos corações, reine a paz e o amor ao próximo.
Obrigada Senhor pelas tuas maravilhas….Amém
                                                                                                        Graça Gomes  9-02-12   "Grupo Renovar a Esperança"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário