terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bens materiais, desapego material




O desprendimento aos bens terrenos não costuma ser bem compreendido. A raiz de todos os males é a ganância do dinheiro. A partir do momento que as pessoas põem o dinheiro em primeiro lugar nas suas vidas, essas pessoas perdem ou destroem valores importantes da vida tais como: amizade, amor, companheirismo e muitos outros.
Quando Jesus fala no desapego às riquezas, para segui-Lo ou provar a fé em Deus, ensina-nos a valorizar as virtudes espirituais e se desprender dos bens materiais, Cristo tentava mostrar aos seus seguidores que nada nem ninguém poderão tirar os bons sentimentos do seu coração. Jesus dizia: quão difícil é entrarem no Reino de Deus o que põem a sua confiança nas riquezas. Porque onde está o teu tesouro, lá está também teu coração. Muitas vezes não importa o que damos mas sim se é com amor, o importante é como damos, quanto amor podemos por até num gesto de atenção para com os outros. Dizia Madre Teresa de Calcutá: não nos contentemos simplesmente em dar dinheiro, dinheiro não é tudo, precisamos de corações para amar, espalhemos amor por onde andarmos.
Muitas vezes perdemos a nossa saúde para termos mais dinheiro, depois perdemos o dinheiro para termos saúde, depois já pode ser tarde demais.
 Há gestos e sinais que marcam toda a vida, a vida na terra é somente uma passagem, no entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente. As palavras e atitudes têm imenso poder. As riquezas são passageiras, mas o amor de Deus por nós é eterno.
(Mt6,25-34) as palavras de Jesus não são um convite á preguiça, mas á confiança filial no pai do céu, a qual deve exprimir-se e alimentar-se na oração. Cada um será recompensado segundo as suas obras, quando deres esmolas, que a tua mão direita não saiba o que fez a esquerda e teu pai que vê o escondido, recompensarte-á, nunca se deve fazer comentários das esmolas que se fazem.
Quem dá ao pobre empresta ao senhor e Ele lhe retribuirá o benefício. A retribuição é uma dadiva de Deus, termos uma vida pobre é um ideal da comunidade Cristã, (act2,44-45). Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum, vendiam terras e bens e distribuíam o dinheiro por todos de acordo com as necessidades de cada um. Louvavam a Deus e tinham a simpatia de todo o povo, o senhor aumentava todos os dias o número dos que tinham entrado na salvação.
 O orgulho foi o pecado de Adão, mas hoje insinua-se em todas as classes sociais, é natural no ser humano, mas devemos vencê-lo, colocando-nos ao serviço dos irmãos. A humildade consiste na consciência de cada limitação, reconhecendo que tudo se recebe de Deus. O orgulho é o oposto da humildade. Deus exalta os humildes e rejeita os soberbos, nãos saia da nossa boca a arrogância, a humildade é a condução indispensável para receber o reino de Deus e para entender os mistérios do reino. Cristo, sendo o senhor fez-se servo para curar o orgulho do ser humano. Ele é manso e humilde de coração. Gratidão é algo que devemos ter para com o próximo, mas acima de tudo em primeiro devemos ter gratidão para com Deus.
Ser generoso e solidário requer crescimento pessoal, não significa somente doar bens materiais e favorecer quem estiver precisando de ajuda, exige compartilhar, respeitar o próximo, ser tolerante e despegar-se de pensamentos maldosos e atitudes condenáveis.
  Palavras de Jesus: tudo o que quereis que os outros homens vos façam, fazei-o vós a eles.
Toda a árvore boa dá frutos bons, toda a árvore má dá maus frutos.
Jesus refere-se á recompensa de quem faz o bem e cultiva bons sentimentos.
Uns dão generosamente e ficam mais ricos outros poupam demais vivem na pobreza.
O primeiro dos bens, depois da saúde é a paz interior.
 Oração
Senhor Jesus, ensina-nos a sermos generosos, a servir-te como tu mereces, a dar sem contar, a combater sem medo de feridas, a trabalhar sem procurar repouso, a dedicarmo-nos sem esperar outra recompensa que não seja a de saber que faço a Tua vontade, senhor,
Amém. 

Sem comentários:

Enviar um comentário