segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Maria




Maria, era uma mulher simples, duma pequena aldeia chamada Nazaré. Não era famosa, era jovem como tantas outras, no entanto Deus colocou sobre Ela seu olhar. Foi eleita por Deus para ser mãe do tão esperado Messias (Jesus) Maria fora abençoada e enchida pela graça do senhor. Deus escolheu o seio virginal de Maria como lugar da sua encarnação. o sim de Maria foi o cumprimento da promessa e desejo de Deus de se unir á nossa humanidade.
Maria de Nazaré é como uma pessoa cuja liberdade está completamente disponível á vontade de Deus. Maria viveu a encarnação de um modo único e foi segundo esse modo que viveu a missão que lhe foi confiada, a do ser Mãe de Jesus. Foi o seu modo de cooperar na salvação do mundo, é um exemplo apostólico para cada um de nós. Maria foi o exemplo de Amor, devoção, se Jesus é vida, Maria é mãe da Vida, se Jesus é esperança, Maria é mãe da esperança. Maria assumiu para nós que somos crentes um autêntico modelo de fé, a todos os níveis. Deus convidou Maria ao silêncio é aí que se dá intimidade duma relação de Amor. Muitas vezes sentimos dificuldades em fazer silêncio em encontrar-nos com Deus através da oração. Maria foi a mulher que escutou a palavra e a meditou no silêncio, Maria conservava a palavra e meditava no coração. O evangelista S.Lucas apresenta-nos Maria como aquela que sem compreender, confiava plenamente em Deus. Maria, mãe de Jesus e a nossa mãe é o espelho mais límpido onde se revela o oceano, sem praia e sem fundo da ternura maternal de Deus. Todos nós precisamos como Maria da força do Espírito Santo. Não podemos ser testemunhas dizendo que Jesus é o nosso Senhor se não estivermos cheios do Espírito Santo. Ela intercede por nós junto a Cristo e nos ampara nas horas de aflição. Devemos fazer preces á Nossa Senhora, Ela ajuda-nos a acalmar os nossos corações e alivia nossas dores.
Toda a vez que se sinta abatida, reze entregue seu coração a Nossa Senhora, pois a vida fará mais sentido e Ela nos ajudará. Contemplar Maria na vida da nossa fé e da fé da igreja é um motivo para nossa missão de sermos plenamente humanos, mas não devemos esquecer que é Jesus através da sua pessoa e do dom do Espírito Santo que nos dá a salvação á vida e a graça para a vivermos. Esta função única de Jesus não pode ser atribuída a Maria. Na vida cristã devemos centrar Nossa Senhora em toda a nossa vida, mas não só no mês de Maio, mas sim sempre.
 Maria é um catecismo vivo.
Maria foi de entre todos os humanos aquela que mais se deixou atingir pela acção da graça de Deus a ponto de o Espírito Santo a tornar mãe do salvador ou seja mãe do próprio Deus feito humano.
“Eis a serva do Senhor, faça-se em mim a Tua vontade.”
Quando uma alma se humilha aos pés do Senhor, esta alma atrai sobre si muitas graças. Maria modelo de vida, mas não só mãe que nos guia, nos protege e nos ampara. Ensina-nos a pedagogia maternal, a dizer o Sim a Deus, a fazer a vontade do Pai, assumir a cruz de cada dia. Ela é a mãe que nos segreda ao coração os caminhos da verdadeira Caridade, como ela viveu dum modo simples e singular, ensina-nos também a viver unidos a Jesus Cristo, a oferecermos a nossa vida e o nosso sofrimento para este mundo cruel em que vivemos, tenha mais vida, como Ela própria o fez junto á cruz. Maria foi exemplo de Gratidão, depois de saber que seria mãe do salvador apressou-se a contar a sua prima Isabel. Nossa sociedade de abundância e consumismo perdeu o valor da Gratidão, de sabermos apreciar os dons que recebemos. Vivemos preocupados com o que ainda nos falta. Só um coração humilde como Maria sentiu um agradecimento pelo dom recebido. Maria é grande precisamente por enaltecer a Deus e não a si mesma.
“Porque o todo-poderoso fez em mim maravilhas.”
Outra qualidade que Maria tinha era a Confiança, confiou plenamente no projecto de Deus, do qual Ela nem sabia as consequências. Hoje em dia é difícil confiarmos plenamente em alguém, mas no Senhor devemos confiar sempre pois Ele nos ampara. Devemos acolher e tirar proveito do dom maravilhoso de termos Deus como nosso Pai e Maria como mãe. Jesus quis entregar-nos o maravilhoso tesouro de sua mãe como a melhor das heranças.
João 19,26,27- “Mulher eis o teu filho…Filho eis a tua mãe.”
Aprendamos como Maria: a fé, a sabedoria e a humildade da mãe de Cristo surpreendem sempre, diante das experiencias mais dolorosas Maria demonstrou, ternura, sensibilidade e maturidade. Amor, doação e dedicação são três virtudes sagradas do coração de Maria, que nos servem de lição. Nossa Senhora deixou-nos uma mensagem em especial: rezai o terço todos os dias. Rosário significa coroa de rosas, toda a vez que rezamos o terço é como oferecermos um ramo de roas a Maria, rezando o terço traz-nos também outros benefícios, tais como, purifica-nos a alma, enriquece-nos de graças e méritos, obtemos graças divinas e muitas outras.
Ela é nossa mãe porque com seu amor colaborou para que pudéssemos nascer para a vida da graça. Ela ocupa o papel único na história da Salvação. Por ser mãe de todos nós, protege-nos e alivia nossas dores, Maria nossa mãe

Graça Gomes 14-05-2007


1 comentário:

  1. No meu blog http://cristo-sempre.blogspot.com/ tem um selinho para si, ficarei grata se o aceitar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar