quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dom da paciência


Quando Deus demora a dor aperta!
É muito mais fácil para qualquer pessoa agitar-se do que esperar, são poucas as pessoas que esperam, sem indignar contra as “demoras de Deus “mesmo entre os que confiam, porque estes limites são curtos.

Conhecer a promessa o senhor nos fala através do Salmista: Salmo 90 (14)
“Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome.”

Conhecer estas promessas elas fazem bem ao coração. É confortável saber e sentir que estamos revestidos da protecção de Deus. Aquele que se unir ao senhor, coloca-se debaixo da sua guarda. Esta união é uma aliança e quando se rompe afasta nos da guarda de Deus. A questão é que muitas pessoas encontram dificuldade em entender e aceitar que estão sobe a protecção do Senhor, significa viver em completa obediência a Ele. Daí começam a imaginar se já não poderão satisfazer todos os seus desejos e seguir seus próprios impulsos, correm então um sério risco de se sentirem sufocados. Mas Deus sabe porque põe limites aos seus filhos. Ninguém melhor para segurar nos na mão, é assim que Ele garante a sua segurança. Ajudando nos a manter o ritmo, sustenta-nos, quando tropeçamos, detém nos em situações de risco e nos leva ate que tenhamos firmeza no andar.
O pior que se pode fazer é abrir uma brecha e romper essa protecção em nome da satisfação dos apetites e prazeres, tentar escapar da vontade de Deus não é esperteza é desperdício de tempo e de força. E nossa força deve ser grande tanto quanto nossa capacidade de esperar em Deus. Se nós tivermos paciência para aguardar, o senhor nos orienta em todas as situações na nossa vida, iremos experimentar uma força, um ânimo, uma disposição que nos manterá firmes seguros e serenos.
Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende da nossa vontade e perseverança. Ficar firme á espera de que Deus manifeste sua vontade e nos mostrar o caminho que temos que seguir é mais difícil do que agir, mas o que permanece com confiança e esperança, comove o coração de Deus aí experimenta o seu poder.
Como é feliz o homem e mulher que se deixa dirigir por Deus e enfrenta corajosamente os problemas que encontra no caminho. É assim que se aproxima da meta dos seus desejos mais profundos. Quem escolhe esse caminho já é feliz. Soframos as demoras de Deus, esperando com paciência, a fim de que, no tempo exacto a nossa vida enriquece-se na dor, permanentemente sejamos firmes, com humildade, sempre pacientes, ponhamos a nossa confiança em Deus e Ele nos salvará.

Livro do Eclesiástico 2,1-4
“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação. Humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.”

Ao ler estas palavras do livro do eclesiástico eu meditei um pouco sobre o que tenho passado na minha vida, vejo quanto tenho passado, tanta provação, tanto sofrimento, tanta angústia, tantas lágrimas que caiem pelo meu rosto abaixo mas entrego tudo ao Senhor. Ele dá me força, Ele vem ao meu encontro, enxuga minhas lágrimas, consola a minha alma, às vezes demora, mas é como eu vos digo viver o dom da paciência é uma grande virtude porque o Senhor não esquece os seus filhos. Eu louvo e dou graças a Deus porque Ele é o Senhor que liberta das angústias e de todo o sofrimento. É importante irmãos que façamos desta verdade uma experiência de vida, respirando fundo enchamos o coração de esperança porque sem esperança nada se faz e esperar com paciência á aí que experimentamos o amor de Deus, assim aí renascemos de novo, sentimos o calor de Deus e a sua doçura. Não importa o tamanho do problema, há sempre uma possibilidade e sempre haverá, porque Deus é Amor e nunca abandona os seus.

O Senhor diz-nos no Salmo 17 (17-20)
“Do alto estendeu a sua mão e me pegou, e retirou-me das águas profundas,              
Livrou-me de inimigo poderoso, dos meus adversários mais fortes do que eu.              
Investiram contra mim no dia do meu infortúnio, mas o Senhor foi o meu arrimo;      
Pôs-me a salvo e livrou-me, porque me ama.”

Se vivermos esta certeza com paciência e esperança será um grande milagre de que muitos de nós precisamos. Certamente que todos nós já ouvimos dizer “Enquanto há vida há Esperança.” É esta esperança juntamente com paciência que temos que por em Deus, Ele é o Senhor que nos liberta dos nossos inimigos e nos põe a salvo porque nos ama.

Grupo de oração "Renovar a Esperança." D.Silvina 



Sem comentários:

Enviar um comentário