quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ter fé em tempos difíceis




Nos tempos em que vivemos  ,não devemos esquecer a palavra que Deus nos deixou, ou seja a Sagrada Escritura (a bíblia) e devemos reflectir cada vez mais nela. Pois ela nos ajuda a perceber que tal como todos os que viveram naqueles tempos também difíceis, souberam superar todas as dificuldades porque sempre confiaram em Deus.
Como sabemos os tempos actuais e que se aproximam são complicados e cada dia vimos mais amigos dos prazeres que amigos de Deus.
Não é fácil conviver com pessoas assim. É através de pessoas assim que o maligno tem lançado seus dardos. A cada dia o pecado multiplica-se na vida das pessoas. E o desamor juntamente com o egoísmo e a maldade tomam conta da sociedade e também de muitos cristãos. A convivência fica cada dia mais difícil entre as pessoas e a injustiça hoje é normal na vida de muitos e mesmo dentro das igrejas.

Deus diz-nos em: (Mateus 24-12,13)."E, porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos, mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo."

Com Deus em nossas vidas e em nossos corações tudo se resolverá. Pois nós crentes em Deus temos que ser perseverantes e mostrar que só Ele nos salvará.
Pois o problema é que hoje muitas pessoas só querem alcançar objectivos que não são tão necessários para sermos felizes, pois falo em bens materiais. "A felicidade não provém de termos muito, mas sim, de sermos muito. As pessoas que crescem em SER são mais reconhecidas pela virtude de sua alegria e maneira de estar com os outros. SER é um estado que dá trabalho, contudo vale qualquer esforço. Assim, tem-se um tesouro que atrai outras riquezas, com solidez e segurança. Deseje as duas condições para si próprio, dando prioridade ao que fundamenta a ordem das coisas: SER para Ter e não Ter para Ser. Todos sabemos que nossa vida aqui na terra é passageira é como se estivéssemos de férias, pois quando vamos de férias só levamos o essencial. Nossa vida será num outro reino e aí sim temos que levar na bagagem todas as nossas acções sejam elas boas ou más. Cada um será recompensado segundo suas obras. É com pena que ainda hoje e cada vez mais se vêem pessoas a viver como se fossem viver eternamente aqui na terra.

 Jesus diz nos na sua palavra em Mt 6-25,34: “Não vos inquieteis quanto á vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir….”

As palavras de Jesus não são um convite á preguiça, mas á confiança filial no Pai do Céu, a qual devemos exprimir nos e alimentar nos através da oração. Quando Jesus fala no desapego às riquezas para segui-lO ou provar a fé em Deus, ensina-nos a valorizar as virtudes espirituais e a desprender-se dos bens materiais.Cristo tentava mostrar aos seus seguidores que nada nem ninguém poderiam tirar os bons sentimentos do coração. As riquezas são passageiras mas o amor de Deus por nós é eterno.

Jesus diz-nos também em: (Marcos 10- 23,27) “ Quão difícil é entrarem no reino de Deus os que têm riquezas!

Em Act 2- 44,45 podemos ler e devemos pensar no que lá nos diz. Termos uma vida pobre é um ideal de comunidade cristã, naqueles tempos a comunidade era assídua aos ensinamentos e as orações, todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum, louvavam a Deus e tinham a simpatia de todo o povo. O Senhor aumentava todos os dias o número dos que tinham entrado na salvação.
 O orgulho foi o pecado de Adão como podemos ler em Gn 2-15,17 mas hoje insinua-se em todas as classes sociais, é natural do ser humano, mas devemos vencê-lo, colocando-o ao serviço dos irmãos. A humildade consiste na consciência de cada limitação, reconhecendo que tudo se recebe de Deus.
O orgulho é o oposto da humildade, é a condição indispensável para entrarmos no reino de Deus e para entendermos os mistérios do reino. Cristo, sendo o Senhor fez-se servo, para curar o orgulho do ser humano.

Mas onde está afinal nossa esperança e confiança e como devemos manter a nossa fé viva em tempos assim?

Devemos manter nos unidos a nosso Senhor Jesus Cristo, em sua palavra, seguir para o alvo, que é a salvação. É preciso manter o temor a Deus, seguido de uma boa consciência e um coração puro.
Não devemos deixar que estas coisas nos contaminem ou perturbem, nem com o que ouvimos e vemos. E não devemos ser guiados pelo que sentimos, mas sim pela fé.
Mantendo fé e boa consciência é assim que nos devemos ajoelhar aos pés Daquele que nos vai recompensar. Devemos nos revestir de toda a armadura de Deus, cada vez mais, e obedecer à Sua Palavra.
Deus e só Deus pode dar a felicidade aqui e no reino dos céus, pois sejamos sempre fiéis a Deus e sigamos o exemplo de Abraão, pois também naqueles tempos o povo foi posto a prova e com muita fé em Deus tudo alcançaram. Temos que ser firmes na oração e estarmos vigilantes.
Por vezes vacilamos e questionamos o porquê de tanto sofrimento e porque acontecem determinadas situações, e muitas vezes questionamos Deus. Todos nós já tivemos tais pensamentos, não é verdade.
Crentes como somos, não podemos esquecer que Deus é Pai e que pai que ama seus filhos não permitirá que nada de mal lhes aconteça. Devemos lembrar-nos que nem tudo o que acontece é para nosso mal, pois muitas vezes é nas dificuldades que crescemos e que Deus se mostra, pois Ele não nos disse que iria ser fácil ou que a cruz iria ser leve, mas sim prometeu que todo o que crê Nele e não vacilar será recompensado. Quantas vezes a gente sofre e logo em seguida vem nos uma alegria, pois o sofrimento fortalece nos e ensina-nos.

 Jesus diz nos em Hebreus 10-35,39 “Não percais a vossa confiança, á qual está reservada uma grande recompensa….”

 O silêncio de Deus ou a Sua ausência, não são sinais de abandono, é no silêncio que às vezes se vive a fé. Não esqueçamos que o tempo de Deus não é o mesmo que o nosso e que é preciso dar lhe tempo, mas sempre confiantes que Ele vai escutar nos. É muitas vezes na lentidão dos acontecimentos que se prova a fé e a esperança.Com fé tudo é possível, inclusive a alteração de circunstâncias e a transformação de nós mesmos, isso porque Deus é quem intervém na vida daquele que crê.
Jesus em sua palavra pede-nos para amarmo-nos uns aos outros. Nestas palavras Jesus quer dizer nos que esta é a fórmula para uma vida sadia, uma sociedade mais justa e um mundo verdadeiramente melhor. Afinal se cada um de nós parar por um segundo antes de tomar uma decisão que prejudicará o próximo, se parar e pensar como nos sentiríamos se aquilo acontecesse connosco, certamente mudaríamos de ideias e jamais cometeríamos maldades.
Jesus ensina nos assim que é a empatia (capacidade de nos colocarmos no lugar do outro) a chave para uma vida harmoniosa..


Sem comentários:

Enviar um comentário