sábado, 29 de janeiro de 2011

Bem-aventurados


Bem-aventurados será o mesmo que dizer felizes.
Jesus nos diz que são felizes os pobres, os que choram, os mansos e humildes, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, possivelmente até se compreender estas afirmações será fácil perceber que fazer a paz dá alegria usar a misericórdia aproxima as pessoas, não ter maldade no coração torna a vida leve e saborosa. Mas dizer que felizes são os pobres, os que choram, os que são carenciados de tantas e tantas coisas não faz muito sentido.
Parece que aquilo que é bom e que Deus quer para nós é no entanto e sempre alcançado com sofrimento. De facto as bem-aventuranças nos deixam perplexos. Mas é precisamente aqui no meio de todas as interrogações que se revela a maravilha e a Boa-Nova de Jesus Cristo.

Um bem-aventurado é precisamente a experiencia de ter valores para crescer de ter para onde ir. Nas caminhadas da vida os valores são importantes não só por si mesmos mas sim porque nos fazem caminhar para os alcançar. Não somos apenas nós que fazemos o caminho mas o caminho também nos faz a nós.
 As bem-aventuranças são um convite e um chamamento á superação de cada um de nós, á denúncia da mesquinhez e da infidelidade.
Ser pobre é renunciar á cobiça e á inveja. É ter espaço dentro de si, ser capaz de aprender, de escutar, ser capaz de receber e perceber que a vida é um dom que agradece e celebra.
Ser humilde é ser verdadeiro nem mais nem menos do que se é. A humildade é a verdade. Diz um ditado que dentro de nós vivem dois cães, um bom e um mau. Os dois brigam, ganha sempre aquele que nós alimentamos.
Ter fome e sede é viver a vida pelo desejo inteiro de crescer e ser pleno. E perceber que se quisermos chegar depressa temos talvez que caminhar sozinhos mas para se chegarmos longe temos necessariamente de caminhar acompanhados.
Ser puro de coração é ser sincero, transparente. É não nos agarrarmos nem ao mal nem ao bem que fizemos. Por vezes ficamos presos ao bem que fizemos aos outros, contemplando nos a nós próprios.
Ser perseguido significa que temos convicções fortes que se afirmam na vida, e das quais não se desiste por coisas menores. É o martírio, não de sangue mas seguramente da paciência e da alegria como testemunhos.
Promover a paz é ler a vida e a história com os olhos de Deus, perceber e viver o Amor. Ser e viver como um bem-aventurado é nunca resumir ao lado do escuro e fechado da vida. É trazermos ao dia a dia a libertação do Evangelho nem que para isso exija esforço. Crescer faz doer. As bem-aventuranças como todo o Evangelho não são uma dificuldade, são segredo e caminho da felicidade.
Deus quer-nos para si e a viver como seus filhos.

Bem-aventurado será aquele que escuta a palavra de Deus e em seguida a pratica.
Bem-aventurado todo aquele que sofre com amor e alegria.



Graça gomes    6 Abril de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário