quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O amigo importuno



O valor da amizade
 
Lucas 11,5-8
Esta parábola evoca a questão da prontidão de estar sempre pronto para ajudar a quem precisa, mas o seu sentido mais profundo é a do poder de oração. A oração deve ser constante, da forma como o amigo importuno será atendido pelo outro que dormia os que crêem em Deus serão atendidos. Em várias parábolas da bíblia nos ensina a fazer bem ao próximo, com isso fazemos bem ao próprio Cristo, esta será a receita para herdarmos a vida eterna.
Deus é o nosso melhor e fiel amigo, Deus é como o vento, que passa, sentimo-lo por toda a parte e não o vemos em lugar nenhum. Tendo nós como amizade Deus á nossa volta tudo é maravilhoso, nunca se esqueçam que Deus não desampara ninguém. Amigo é aquela pessoa com que podemos conversar tudo, é aquele que mesmo sem ouvir lhe vai estender a mão e lhe oferece o ombro nas dificuldades.
Apóstolo Paulo dizia: aquilo que o homem semear isso mesmo colherá.
É sempre na necessidade que conhecemos os amigos, uma das leis da natureza é a tolerância, já que temos uma porção de erros. Aquele que recebe favores, deve recordar-se deles, o que os fez deve esquece-los, é preciso valorizarmos os amigos que nos rodeiam, que nos apoiam, às vezes um pequeno obrigada, é o suficiente. Não devemos enganar o próximo ou seja um amigo, isso não nos faz bem á alma nem ao coração. Quem mente faz com que se perca a confiança, magoamos quem gostamos, amigos hoje em dia são jóias raras, cada vez mais raras. O verdadeiro amigo é como a saúde, só se conhece o seu valor quando se perde. Amigos são também como o vinho quanto mais velhos melhor são, mas como os amigos não são coisas, devemos torná-los importantes em nossas vidas.
Amigos não são aqueles que te fazem rir com mentiras mas sim aqueles que te fazem chorar com verdades. Se tens amigos verdadeiros, estima-os e partilha com eles tuas alegrias, tristezas, derrotas e vitórias.
A amizade é a única mente em dois corpos diferentes, os amigos conseguem entender não apenas as palavras, mas até o silêncio um do outro.
Deus cuida de nós e nos guia através dos nossos amigos, porque se são verdadeiros amigos serão os nossos anjos da guarda. Deus com sua extrema sabedoria percebeu que o homem além da esposa e filhos lhe faltava mais alguém e então resolveu criar alguém muito especial – o Amigo, e nessa pessoa especial Deus resolveu juntar algumas boas qualidades, paciência, compreensão, carinho, amor. Amigos são enviados por Deus para que não nos sentirmos sozinhos aqui na terra. As amizades são feitas aos pedacinhos, às vezes perdemos tempo com os nossos amigos, tempo que devemos vive-lo gratuitamente, pois um minuto de convivência pode ser maior que um dia inteiro.  
Aprendamos a amar as pessoas sem que possamos julgá-las pelas aparências ou modo de ser. O nosso pessimismo em nada ajuda os nossos jovens a caminhar e a crescer sadiamente, mostremos aos nossos jovens que a amizade consiste no optimismo e confiança em Deus.
Deus é nosso amigo de todas as horas, boas e más. Todo aquele que revelar os segredos dos amigos perde o crédito e não encontrará amigos segundo deu coração.
Amai os vossos inimigos, sê-lhes leal, tal como Deus é connosco. Uma ferida pode ser curada e uma injúria ser reparada, mas aquele que revelou segredos perdeu toda a esperança, não nos devemos envergonhar de termos um certo amigo ou até de o defendermos, nem de nos escondermos de sua presença.
A abelha é pequena comparada com outras aves, mas o seu produto é o primeiro em doçura.
Não devemos abandonar um velho amigo, porque se arranjarmos outro não será como ele, como os amigos que devemos ser uns dos outros, independentemente de sermos amigos verdadeiros, não temos o direito de magoar ninguém, mas sim de dar a mão quando precisam de se levantar, como nos ensina Cristo na parábola do Samaritano.
O verdadeiro amigo é aquele que aparece quando todos já se foram embora. Se a gente for sinceros para nós mesmos, vamos nos sentir satisfeitos e confiantes, por isso não temos razão para ter medo de alguém ou de alguma coisa, pois quem tem amor no coração consegue ver que os outros são filhos d o mesmo Pai que eu por isso cada vez que pensarmos em dizer ou fazer algo de menos bom, possamos parar e reflectir que estamos a magoar nosso Pai também porque o nosso Pai é amor, amor verdadeiro e sincero, ele nunca desilude seus filhos.
 
Meditai: Ter um amigo é como olhar para o Céu e ver sempre uma estrela brilhando só para nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário