sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

É preciso despertar do sono


Romanos, 13,11-14
Naquele tempo, o apóstolo Paulo alertava sua comunidade: sabeis em que tempo vivemos?
É esta mesma palavra de Paulo, que hoje nos alerta para os tempos de hoje, sabeis em que tempo vivemos? O tempo de advento, é também tempo de mudança, tempo de preparação. Tempo de esperança, a noite é passada, chega para nós, nova vida, novas alegrias, novas esperanças.
É preciso despertar do sono, da preguiça, do comodismo, do egoísmo, pondo-nos ao serviço do Senhor, pois a nossa salvação está agora mais próximo de nós, do que quando começamos a acreditar, já não vivemos na ignorância, conhecemos os planos do senhor.
Vamos acordar, para a realidade que está a nossa volta, faltam cristãos com corações atentos e com vontade de serem discípulos acolhedores, seguidores da Palavra e missionários da Esperança.
É tempo de deixarmos de olhar apenas para os nossos interesses mesquinhos, abandonarmos as obras das trevas e revestir-nos das armas da Luz. Nada de discórdias e invejas que corroem o nosso interior e nos levam ao fracasso e incompreensões com os nossos semelhantes.
É urgente Amar, para compreender, perdoar, dialogar, partilhar e solidarizar, são poucas as pessoas empenhadas na construção de uma sociedade mais humana e fraterna, é preciso o esforço de todos.Sabemos que os tempos difíceis, inibiram iniciativas positivas e são escassas as acções como as do bom samaritano e as do filho pródigo, assim como outras acções que favoreçam um mundo mais justo e fraterno.
Vivemos num mundo de incertezas e de muitas tribulações, certamente serão muitas as batalhas que teremos de enfrentar no decorrer das nossas vidas, mas é preciso usar todas as forças e sobretudo, é preciso, revestirmo-nos das armas do Cristão, para nos afastarmos das trevas e ultrapassarmos as dificuldades e os medos que se nos apresentam e nos pressionam
O apóstolo Paulo, na carta aos Efésios, 6,11-20 diz-nos: Tornai-vos fortes no Senhor, Revesti-vos da armadura de Deus, para terdes a capacidade de vos manterdes de pé contra as obras do maligno.Mantendo-vos firmes, cingi os rins com a verdade, vestindo a corça da justiça e calçando os pés com a prontidão, para anunciar o Evangelho da paz, tomai o escudo da fé, para vos defenderes dos ataques do inimigo. Ser perseverante na oração, na escuta da Palavra, na obediência e humildade, ter Espírito de fortaleza, sabedoria, entendimento e temor a Deus. Estas são as armaduras do Cristão.
Orai a todo o tempo, vigiai com toda a perseverança, porque o dia está próximo. Não deixemos que a preguiça tome conta de nós, estejamos atentos, sejamos solidários uns com os outros. É a oportunidade de experimentarmos novos rumos para nós e para os que vivem a mesma esperança, vivem na Luz, caminhamos na Luz e nunca perdemos a esperança porque o dia do Senhor está próximo, não avisa quando chega, vem de surpresa, temos que ser nos a testemunhar esta luz e este caminho pois muitos ainda não o conhecem e como cristãos que somos é nossos dever e como prova do nosso amor, não podemos ser preguiçosos ao ponto de esconder o que sentimos e as maravilhas que este Senhor faz em cada um de nós porque somos todos seu filhos, vamos acabar com a preguiça de sermos testemunhos activos.

Sem comentários:

Enviar um comentário