terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Porque devemos evangelizar?



 Porque é essencial, porque somos discípulos de jesus e temos essa missão, foi Deus quem nos disse para assim o fazermos. (S.Marcos-16,15)
Jesus diz: “não basta dizer Senhor, Senhor para entrar no reino de Deus” e esta é uma manifestação clara da vontade de jesus, vontade de Deus no evangelho, isto chama-se missão, Deus nos deu esta missão para sermos potencialmente evangelizadores, com nossas vidas e com sua palavra anunciamos a Boa Nova.
Num encontro aonde fui um padre dizia que evangelizar é fazermos o evangelho acontecer. É viver o evangelho. Vivendo o evangelho estamos a fazer Jesus viver em nós. Esta é a nossa missão. A nossa missão é sermos discípulos e discípulos de Jesus, mas é preciso experimentarmos Jesus para podermos evangelizar e anunciar a boa nova, se não tivermos Deus dentro de nós é difícil evangelizar. Sermos anunciadores da Boa nova é dizermos que o pai nos ama, que o Pai enviou o seu Filho, que Jesus morreu pelos nossos pecados, ressuscitou e está vivo, que é capaz de mudar nossa vida, porque ele transformou a minha. Se não fizermos isto não estamos fazendo a vontade de Jesus, não nos devemos intitular como cristãos. Porque Cristão é testemunho.
Este é um motivo porque devemos evangelizar, ninguém está dispensado de evangelizar, até aqueles que sofrem numa cama, pode e devem evangelizar, com suas vidas, o seu olhar, com sua morte, com sua passagem na fé de Deus é evangelizar. Cada um de nós foi chamado a evangelizar. Foi Jesus que disse:” Ide e não disse Ide por dizer, mas disse porque Ele conhece cada um de nós, sabe do barro que somos feitos, sabe dos temores humanos, mas Ele também nos disse:” Olhem eu estarei convosco, não tenhais medo, não tenham vergonha, na vossa fraqueza o meu Espírito Santo manifestará a fortaleza” “Eu estarei convosco”.
Reparem irmãos não temos motivos para não evangelizarmos. Como esta na Palavra do Senhor, em Actos dos Apóstolos (cap2) fala-nos em Pentecostes. Ali Pedro começou a pregar, aquela foi a 1ªevangelização pública após a morte e ressurreição do Senhor.
Como o Espírito Santo levou Pedro a evangelizar também Ele nos levará a nós a evangelizar, este é outro motivo para que nós evangelizemos, porque o Espírito Santo está em nós e Ele nos impulsiona a falar de Jesus.
Também a igreja o lugar aonde floresce o Espírito Santo como dizia o Papa João II nos envia a evangelizar. Um famoso teólogo disse que Deus não precisou de nós para criar o mundo, mas não dispensa de nós para o salvar. Imaginemos que a salvação de muitas pessoas depende de mim, de vocês, temos que ser nós os discípulos de Jesus a levar a Boa Nova que Deus nos ama, que Deus salva, Deus quis que passa-se por mim, por vocês a dever de evangelizar.
Evangelizar é uma coisa essencial e não opcional. Não podemos ficar indiferentes ao pedido que Deus nos fez ao dizer – nos: “Ide anunciai a Boa Nova.”
Deus utilizará de todos os meios para salvar os homens mas a nossa salvação poderá estar comprometida se não nos empenharmos em sermos instrumentos de salvação dos homens.
Evangelizar é servir de alimento espiritual para as pessoas á nossa volta. Dar a vida por alguém foi o mínimo que Cristo fez por nós, Ele nos abriu e mostrou o caminho único e verdadeiro da única religião que existe, a cristã. Como cristãos que somos e no mínimo de gratidão para com este Deus que nos mostrou o caminho a seguir, devemos evangelizar, devemos dar as nossas vidas como testemunho, para que outras pessoas, possam conhecê-lo e assim seremos verdadeiros discípulos.
Evangelizar é fazer o bem, é viver a verdade, às vezes com nossas atitudes evangelizamos. Quem leva a Palavra do Senhor ao próximo, torna-se uma pessoa mais alegre, pois sua missão na vida tem sentido por basear-se no fundamento de Deus.
Pedro, Paulo, São Francisco de Assis, João Bosco e inúmeros outros viveram um autêntico, sofrido discipulado, mas existe uma grande diferença entre seguir na multidão e ser discípulo. Todos nós fomos chamados a ser discípulos, mas hoje, na realidade na cultura que vivemos somos apedrejados, por não concordarmos com certas e determinadas Leis, tais como o Aborto, a eutanásia e muitas outras mas em meio desta realidade o Senhor nos chama, nos unge e nos envia a anunciarmos a Boa nova. Nossa missão não é mais fácil, nem mais difícil que a dos irmãos que precederam. Temos o chamado e a promessa. Sem medo devemos ser discípulos deste tempo, afinal Deus está sempre connosco, como filhos de Deus que somos, não nos esqueçamos que Deus deu a vida por nós, para nossa salvação ele morreu na cruz.
Compete-nos a nós sermos testemunhos deste Deus que deu tudo por nós, por este Deus que nunca nos abandona. Não se esqueçam da nossa missão: sermos verdadeiros discípulos, faça viver o evangelho com nossas vidas.


Oração

Senhor, Jesus te peço que nos fortaleças, unge-nos para que possamos ser verdadeiros discípulos. Com teu Amor, nos nossos corações, não teremos medo, de anunciar a Boa nova, Espírito Santo enche-nos dos teus Dons para cumprirmos a nossa missão. Amém.

1 comentário:

  1. Devemos evangelizar, para que os outros possam, tomar consciência, da vida em Jesus Cristo, e de lhes informar , quanto é belo, estarmos a ser informados da sua vida . Mas devemos explicar tudo ao pormenor, não ficar nada por dizer, só assim, é que se pode fazer um autentica partilha do Amor de Deus

    ResponderEliminar